Novidades

Substituído com frequência, Gerson cai de produção, e Flu procura meia

Das 11 partidas que o meia iniciou pelo Flu em 2016, ele deixou o gramado oito vezes antes do fim. Queda de rendimento pode acelerar busca do clube por um camisa 10


A cena é vista com frequência nos jogos do Fluminense. Discreto em campo, Gerson, que passou a atuar como meia central no time e teve bons momentos logo após retornar por empréstimo em 2016, é substituído regularmente pelo técnico Levir Culpi. As últimas atuações do meia, discretas, nem de longe lembram o jogador que foi bem na Primeira Liga, e indicam uma queda de produção em relação ao início do ano.

Os números dos dois últimos jogos ajuda a ilustrar o momento. Contra o Botafogo, pela semifinal do Campeonato Carioca, e contra a Ferroviária, pela Copa do Brasil, Gerson foi substituído no intervalo. Deu lugar ao volante Douglas. Nos 45 minutos em que esteve em campo, ele mal apareceu para construir jogadas ou finalizar. O Fluminense não venceu nenhum dos dois jogos: perdeu para o Alvinegro por 1 a 0 e empatou com a Ferroviária por 3 a 3, após fazer 2 a 0 e sofrer a virada com um jogador a mais em campo.

Gerson Vasco x Fluminense (Foto: DANIEL CASTELO BRANCO/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO)

O retrospecto geral na temporada também indicam uma falta de regularidade do meia de 18 anos, que surgiu como grande promessa em 2015 e foi vendido para o Roma ainda no ano passado por cerca de 17 milhões de euros. Dos 15 jogos que ele disputou, foi titular em 11 e substituído em oito. Atuou durante os 90 minutos apenas nos clássicos contra Vasco e Flamengo e na partida contra o Criciúma. Ao todo, Gerson marcou três gols: dois na Primeira Liga e um na Copa do Brasil. No Campeonato Carioca, porém, não chegou a balançar a rede em dez partidas disputadas.

Caso a má fase de Gerson se prorrogue por mais tempo, a diretoria do Fluminense pode acelerar a busca por um reforço para a meia. O fato já é comentado internamente e pelo técnico Levir Culpi, que recentemente falou em entrevista sobre a necessidade de reforços e a busca de atletas com rodagem para qualificar o elenco para o Campeonato Brasileiro.

Outra opção que Levir Culpi tem é a de adiantar Cícero, formação que foi testada com a saída de Gerson nos dois últimos jogos. Gustavo Scarpa, que se firmou pelo lado esquerdo, também poderia ser deslocado, mas tal possibilidade parece remota no momento.

Nenhum comentário